Voltar para Listagem
  • Compartilhe:

Dicas práticas de Comunicação e Marketing

Separamos algumas dicas importantes para quem atua nos setores de Comunicação ou Marketing.

1. Planeje-se!
O planejamento continua e precisa ser sempre atualizado, diante de tantas mudanças de cenários. Como fazer sua empresa aparecer? Como deve ser vista durante a crise? Como ela será encontrada? Uma consultoria de comunicação é essencial neste momento.

​2. Esteja no digital

Apareça nas redes sociais, no Google e no WhatsApp. Mantenha seu site atualizado, faça campanhas digitais para o público certo. São soluções rápidas para quem não possui aplicativo ou plataforma de vendas online. Use a comunicação digital para chamar atenção, disseminar iniciativas e aposte nos diálogos humanizados. Vídeos têm sido uma estratégia bem sucedida por diversas marcas.

​Se acha que não há tempo, a transformação digital está só começando! É certo que precisou ser adiantada, mas todos precisam se adaptar de uma vez por todas a essa nova forma de viver e consumir.

​3. Conteúdo e interação

Ofereça um conteúdo de qualidade para seu público. Dialogue com os clientes, aposte em lives no Instagram, faça stories com enquetes e caixas de perguntas, poste no feed e mantenha seu site atualizado.​ Uma comunicação direta e transparente fortalece vínculos. Ofereça a cada público o que ele precisa receber. Estude quais os melhores canais para cada mensagem.

​4. Ouça e responda

Responda a seu público de forma rápida. Agilidade no retorno é uma forma de conquistar o cliente e efetivar a venda. Fique atento a seu consumidor, monitore as menções e percepções sobre sua marca. Dessa análise, é possível identificar novas demandas e também frustrações. Adote estratégias para intervir em possíveis impactos negativos e revertê-los em oportunidades.

​5. Apareça no Instagram e Google

O mundo mudou. Mudou até de lugar, com as pessoas trabalhando de casa e buscando por serviços e produtos - sem sair de casa. Enquanto você imagina, marcas anunciam no Google e pessoas compram. Já pensou se elas vissem seu anúncio bem no momento em que demonstram interesse ou até necessidade? Com anúncios no Google, podemos reservar um bom lugar para sua marca nas buscas. E, no Facebook/Instagram, despertar desejo de compra nos seguidores. Isso além de expandir o alcance para públicos com interesses relacionados ao seu produto ou serviço. 

6. Apareça na imprensa

Atividades ligadas a saúde, economia, direito fortaleceram suas presenças como fontes na imprensa. As pessoas estão mais sensíveis e anseiam por respostas. Quem conseguir aconselhar com clareza, dissipar dúvidas ou trazer uma boa recomendação vai ficar gravado na memória, além de somar em empatia e reputação. Sem falar que, com a audiência cada vez mais conectada, a disseminação de conteúdo torna-se ainda mais rápida.

7. Vídeos sempre

Os vídeos são uma grande arma para transmitir de forma rápida e com a ajuda de vários sentidos. Segundo pesquisa da Breadnbeyond (2019), 78% das pessoas assistem a vídeos online toda semana e 72% dos consumidores preferem aprender sobre um produto ou serviço por vídeos. Além disso, 81% dos negócios usam esse recurso em suas estratégias de marketing e foi apontado que os usuários retêm 95% da mensagem quando consumida por vídeo.

Nas redes sociais, 92% dos usuários de dispositivos móveis compartilham vídeos com outras pessoas. O estudo concluiu que 82% de todo o tráfego de consumidores na internet virá de vídeos online até 2022.

​8. Contribua

Pesquisas apontam interesse do público em saber das ações sociais realizadas pelas marcas. As empresas que estão tirando um pouco o foco do seu negócio para contribuir de alguma forma com a vida das pessoas não serão facilmente esquecidas.

Sua área pode ajudar alguém? Ajude! Contate seus parceiros (e até concorrentes) e lidere campanhas de solidariedade. Aproveite para criar conteúdos e divulgá-los pelo WhatsApp. Você pode alcançar públicos que não alcançaria em outros momentos.

Não sabe por onde começar? Fale com a Multi!
Durante essa crise, nossa equipe está à disposição para dar orientações gratuitas e direcionar que caminho sua empresa ou negócio pode seguir. Manda sua dúvida pelo e-mail contato@multicomunicacao.com e teremos prazer em ajudar!

 

Serviços
Consultoria de comunicação e marketing
Assessoria de imprensa e clipping
Redes sociais | conteúdo e campanhas
Anúncios no Google
Vídeos
Comunicação interna e endomarketing
Gerenciamento de crise