Voltar para Listagem
  • Compartilhe:

Como diminuir a ansiedade causada pelo novo Coronavírus?

A crise provocada pela nova Covid-19 e as medidas de isolamento social para combater a pandemia têm gerado ansiedade e estresse na população em todo o mundo. O quadro tem justificativa, afinal, estamos preocupados não só com a nossa saúde e a da nossa família, mas também com as consequências que o novo coronavírus provocará na humanidade. Recessão econômica, desemprego, adiamento de projetos pessoais...tudo isso passa pela cabeça de muitas pessoas.  

O ideal nesse momento é ter uma mente criativa dentro de casa. A dica é da psicóloga Rosângela Vieira, da Faculdade Pernambucana de Saúde, cliente Multi de Assessoria de Imprensa. "Uma forma saudável de lidar com a situação é valorizar o momento com a família. Que tal chamar todo mundo para cozinhar? Também podemos jogar juntos e criar atividades lúdicas para as crianças, mas sempre explicando para elas que o momento não é de férias, mas sim de adaptação a uma nova rotina", explica. Rosângela acrescenta ainda que, para os pequenos, pode-se criar um planejamento diário. Para os jovens, fazer uma videoconferência com os amigos também pode aliviar o estresse.

E para os casais que começam a brigar por causa do confinamento? "Nesse momento precisamos ter muita autoconsciência e compreensão. É preciso buscar atividades que os dois gostem de fazer", afirma Rosângela.

Outras dicas importantes nesse período são separar horários específicos para buscar informações sobre o coronavírus, ajudar pessoas que precisam de assistência especial, excluir perfis nas redes sociais que te trazem angústia e espalhar histórias positivas sobre o tema. "Além disso, é sempre bom recorrer à ajuda de um psicólogo. Existem vários especialistas que estão atuando online e de forma gratuita".

Também é aconselhável exercícios mentais, como conversas consigo mesmo e reflexões sobre qual mensagem a vida está trazendo para nós e a que podemos agradecer nesse momento, mesmo que seja uma época difícil.