Voltar para Listagem
  • Compartilhe:

Álcool e sabão indicados contra Coronavírus

O mundo entrou em alerta devido à pandemia da Covid-19, vírus transmitido, pricipalmente, através de gotículas de saliva, espirros, contato próximo e superfícies contaminadas. Por isso, higienizar bem as mãos é um ponto crucial no combate à disseminação da doença. A Multi faz assessoria de imprensa para a Unit (Centro Universitário Tirandentes) e conversou com a biomédica e coordenadora do curso de Biomedicina, Evelyne Solidônio. Ela deu dicas valiosas sobre tipos de sabão e álcool indicados, que foram divulgadas na imprensa.

Confira!  

- É melhor sabonete líquido ou o de barra?

Líquido porque se evita o toque de mais pessoas no mesmo sabão ou sabonete.

 

- Qual tipo de álcool utilizar para o dia a dia, caso a pessoa não tenha uma pia perto com água e sabão?

Usar álcool em gel ou líquido, desde que tenha concentração de álcool 70% ou mais. Ideal é 70%, mas se for a partir de 60% já resolve.

 

- Qual a diferença entre o gel e o líquido?

Gel tem substância hidratante para a pele. Líquido não tem essa substância e tende a ressecar a pele. Importante alertar que o álcool em líquido é mais combustível e por isso requer mais cuidado.

 

- O álcool líquido substitui o de gel e qual tipo funciona?

Sim. Desde que a concentração de álcool seja a partir de 60%. É bom esclarecer que o álcool puro, absoluto, a 100%, não serve. Aí terá que transformar em 70% com água.

 

- O que o consumidor deve olhar no rótulo para se certificar de que aquele álcool que muitas vezes já tem casa resolve?

Olhar o rótulo para ver a concentração. Lembrando que o etílico hidratado (tem certa quantidade de água), então é necessário que ele tenha concentração de álcool de 70% ou mais.

 

- Pode misturar álcool 70% com líquido ou com gel, já que está começando a faltar em alguns estabelecimentos?

Ideal é usar um e depois o outro. E observar se o álcool tem concentração acima de 60% em sua composição.

 

- E a limpeza do celular, teclado de notebook... como deve ser feita?

Retirar os resíduos e usar o álcool isopropílico, que tem baixa quantidade de água. Álcool comum ou em gel pode danificar componentes do aparelho. O álcool isopropílico pode ser encontrado em alguns estabelecimentos mais específicos como lojas de informática e home centers. No caso da capa do celular – onde tem maior contato com a mão - pode remover e lavar. Ou ainda usar o álcool em gel a 70%.

 

- Tem como produzir álcool em gel em casa, caso falte mesmo álcool no mercado?

Tenho visto várias receitas caseiras circulando pela internet, mas não há garantia de que funcione.

 

- Posso usar vinagre?

Vinagre não.

 

- Após a lavagem das mãos, usar toalha de tecido ou papel toalha? E o que dizer daquele secador eletrônico, que normalmente há em banheiros de shoppings?

Melhor optar por toalha de papel. Se decidir usar a de tecido, então melhor que seja individual. Já o secador eletrônico não é ideal, mas já existem os que contam com luz germicida UV.